AFINAL, POR QUE CONTRATAR UMA IMOBILIÁRIA?

15 Apr 2019 | | -

Autor: Autor desconhecido

Chegou o momento de comprar, vender ou alugar um imóvel e surge a dúvida se é necessário ou não contratar uma imobiliária. O primeiro raciocínio é de que sem um intermediário a negociação poderá ser mais ágil e vantajosa financeiramente. Será mesmo? Descubra vantagens e desvantagens de contar com uma imobiliária na hora de fazer transações com imóveis.

Por que contratar uma imobiliária ao comprar um imóvel é a decisão mais acertada?

Na hora de comprar um imóvel as vantagens de contar com o apoio de uma imobiliária são enormes. Primeiramente, a imobiliária é a empresa que já tem acesso a muitos imóveis que estão à venda, o que te poupa um enorme trabalho. Nos sites imobiliários, é possível fazer pesquisas avançadas filtrando bairros, número de dormitórios, valores, e todo tipo de característica que você deseja no imóvel que irá comprar.

Além disso, essas empresas têm informações valiosíssimas sobre questões jurídicas que envolvem o imóvel: é possível saber se está em litígio, se pertence a espólio, se há algum ônus que precise ser desembaraçado. Há muito mais segurança, juridicamente falando, na hora de comprar um imóvel através de uma imobiliária. Nesse contexto, inclusive, as imobiliárias fornecem assessoria jurídica garantindo todo trâmite legal, que muitas vezes é complexo e desgastante de se fazer por conta própria.

Importante ressaltar ainda que as imobiliárias costumam ser criteriosas ao oferecer um imóvel para seus clientes. As empresas sérias têm uma reputação a zelar e por isso evitam intermediar transações com imóveis com problemas físicos ou legais, que muitos compradores que agem por conta própria, só vão descobrir depois do negócio fechado.

Por que contratar uma imobiliária ao vender?

E no momento de se desfazer de um imóvel? Por que contratar uma imobiliária? Tão importante quanto contar com uma imobiliária na hora da compra de um imóvel é utilizar o seu serviço na hora da venda. Anunciar um imóvel por conta própria é possível mas oferece alguns riscos. Primeiro porque é bem provável que esse anúncio não atinja um número significativo de interessados e ainda seja desperdiçado alcançando pessoas de um público alvo diferente do pretendido. Além disso é possível que se perca muito tempo mostrando o imóvel para gente que não está verdadeiramente interessada.

Através de uma imobiliária, amplia-se a possibilidade de encontrar pessoas do público alvo certo e que estejam de fato buscando um imóvel com o perfil do seu. Além do mais, para vender um imóvel também é preciso ter uma assessoria jurídica que providencie as certidões necessárias e possa intermediar os contratos de promessa de compra e venda e, posteriormente, a escritura definitiva de forma mais ágil e confiável. As imobiliárias têm experiência nesse área e conta com modelos de contratos prontos para cada tipo de situação.

Outra vantagem é que, ao se contratar uma imobiliária, o vendedor recebe uma consultoria especializada sobre o valor de mercado do imóvel, como o mercado está no momento, até onde se pode chegar pra fazer o melhor negócio possível vendendo o seu imóvel por um preço justo.

É necessário contratar uma imobiliária para alugar?

Por que contratar uma imobiliária ao alugar um imóvel? Tanto para o caso de ser o locador ou o locatário do imóvel, é interessante utilizar os serviços de uma imobiliária.

Muitas dessas empresas atuam administrando a transação fazendo a ponte entre locador e locatário, trazendo mais segurança para ambos. O locador se protege de inquilinos pouco confiáveis e descomprometidos com a pontualidade dos pagamentos dos aluguéis. Os locatários também se sentem mais protegidos ao contratar imóveis sem problemas estruturais ou jurídicos, o que evita problemas em relação a duração do contrato de aluguel almejado.
Seja para comprar, vender ou alugar, contratar uma imobiliária minimiza riscos, agiliza documentações e procedimentos jurídicos, facilita o encontro de pessoas que queiram negociar um imóvel com o mesmo perfil, proporcionando assim, sob todos os aspectos, uma maior viabilidade para o negócio imobiliário ser mais bem sucedido. Entre em contato com a equipe da Foxter e encontre o imóvel ideal. 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados