ACADEMIA DENTRO DO EMPREENDIMENTO

17 Apr 2019 |
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Foxter Cia. Imobiliária

Um dos principais requisitos na hora de adquirir um imóvel, passou a ser a presença de um espaço fitness para prática de exercícios. A preocupação crescente com a saúde e os bons hábitos vem mobilizando compradores e construtoras a buscar imóveis cada vez mais atrativos e alta qualidade.

Calcula-se que 20% dos moradores de condomínios utilizam a academia. E esse número vem crescendo com o passar dos anos, e ainda deve aumentar muito esse percentual. Então, a execução de um projeto com um espaço fitness se tornou de extrema importância na construção. E existem algumas preocupações básicas que você deve ter para isso.

No planejamento do projeto da sua academia, simples detalhes farão toda diferença, desde simples reformas, a pintura e o investimento em materiais novos e de qualidade. A construção de uma academia do zero, claro, fica mais fácil de planejar, mas é importante dar foco para a funcionalidade e estética do espaço desde o início.

Desenvolver um projeto bem pensado é fundamental para a prosperidade da academia. Indica-se escolher um espaço amplo, arejado e bem iluminado. A dimensão ideal varia de acordo com o número de usuários, podendo partir de 15m², onde já é possível montar um bom projeto. Em condomínios é importante fazer uma estimativa de quantos moradores utilizarão a academia para determinar a necessidade de espaço.

Também é importante definir os pontos elétricos, posicionamento de espelhos e ventiladores (condicionadores de ar), som, TV, armários e bebedouro, além da quantidade de equipamentos, que também influencia na disposição do espaço. Recomenda-se um distanciamento mínimo de 40cm entre as máquinas para maior conforto e segurança na utilização. E também o uso de piso emborrachado para evitar desgastes no chão, além de quedas e escorregões.

Na hora de determinar os equipamentos você deve levar em consideração as necessidades básicas de qualquer academia. Os equipamentos profissionais para utilização em academias têm um valor de compra mais elevado, porém atendem às demandas de uso e diminuem as necessidades de preocupação com custos de manutenções e danos que outros equipamentos podem desenvolver.

As principais máquinas, como esteiras, bicicletas, elípticos, estações de musculação e outros equipamentos desse perfil, possuem diferentes tamanhos e aplicações, que devem ser levadas em conta e planejados de acordo com o espaço e fluxo de usuários. Outros equipamentos como colchonetes, halteres, caneleiras, bolas, bancos, barras, suportes, etc, demandam atenção, mas sem grandes variações. É importante avaliar as necessidades de acordo com cada projeto.

Outra preocupação sobre os equipamentos é sobre a manutenção preventiva e de emergência. A garantia dos produtos e as manutenções devem ser analisadas e discutidas na hora da escolha, levando em consideração o número de usuários e frequência de utilização da academia. E para evitar maiores problemas, fique atento às instruções de uso e preste maior atenção aos equipamentos mais utilizados como as esteiras.

E com essas orientações sobre a montagem e planejamento de um projeto, fica mais fácil dar o pontapé inicial na execução da sua academia. Por isso é importante escolher um parceiro capacitado para auxiliar no planejamento e execução do seu projeto.

Comentários? Sugestões? Dúvidas? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar!

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados