A PLANTA DO IMÓVEL: O QUE PRESTAR ATENÇÃO NO PROJETO PARA FAZER UMA BOA COMPRA

5 Apr 2019 | Guia do comprador, Manual do proprietário
Tempo de leitura: 6 minutos | -

Autor: Gustavo Pedroso

Antes de investir, é primordial avaliar a planta do imóvel para checar informações sobre sua estrutura, como por exemplo, o funcionamento das instalações elétricas e hidráulica.

Você presta bem atenção na planta do imóvel? Se não, deveria! Quem está ou já esteve em busca de um imóvel para comprar, já deve ter se deparado com imóveis amplos no papel, mas, pessoalmente, com espaços físicos mal aproveitados.

E também o contrário. Imóveis que você ‘não dava nada’ e, surpreendentemente, têm plantas muito bem elaboradas e que passam a sensação de ambientes maiores que os anunciados. A Planta do Imóvel diz muito sobre ele e merece atenção especial para a realização de uma boa compra.
 

Mas, qual a importância da planta do imóvel?

A planta do imóvel é um documento essencial. É ela quem, a grosso modo, diz como o imóvel foi ou será construído ‘por dentro e por fora’. E, quando falamos ‘por dentro e por fora’, estamos nos referindo aos diferentes tipos de plantas de imóveis, que informam aos interessados o que há, também, por trás das paredes da sala, do quarto, por exemplo:

  1. A Planta Baixa: aquela que você vê o imóvel de cima para baixo e tem todas as metragens das paredes, portas etc.
  2. A Planta Hidráulica: que informa por onde passa todo o encanamento e tubulações de água do imóvel;
  3. A Planta Elétrica: sinaliza todas as tomadas, voltagens, pontos de energia em geral.

É importante ter estes documentos em mãos, tanto para planejamentos simples, como a compra dos eletrodomésticos, até para algo complexo, como uma obra no imóvel. Com as informações que a planta do imóvel contém, o responsável pela obra consegue saber com exatidão se ele pode, por exemplo, quebrar uma parede, instalar um ar condicionado, mexer em uma tomada, enfim, o que é ou não possível ser feito neste imóvel com segurança.

Isso ajuda muito no seu trabalho, além de economizar tempo, energia e dinheiro e, sobretudo, ajuda também a evitar intercorrências na obra por falta de conhecimento. As Plantas do Imóvel são assinadas por engenheiros e arquitetos e, por isso, têm total credibilidade.

E o que devo analisar na Planta do Imóvel?

Ao fazer sua avaliação, além de olhar a Planta do Imóvel para não ter surpresas ao avaliar o espaço pessoalmente, dê atenção às Plantas Hidráulica e Elétrica. Um exemplo simples de custos do dia a dia, que pode ser amenizado com uma análise criteriosa sobre elas, é o ar condicionado.

Há imóveis que não estão preparados para receber esse tipo de instalação. E isso pode pesar no seu orçamento. O mesmo pode acontecer com mudanças na parte elétrica e reformas em geral. Analisar a Planta do Imóvel lhe ajuda a fazer bons negócios. A avaliação deve ser feita com base nas suas necessidades atuais e nas perspectivas para o futuro.

A relevância da Planta do Imóvel em Lançamento

Quando se trata de Lançamentos, é por meio da Planta do Imóvel que você tem ideia do que será a casa ou apartamento em questão. Somente com a observação detalhada de sua estrutura, você saberá se ela atende às suas necessidades em um futuro a médio e longo prazos, de acordo com a data prevista para entrega.

Outro ponto bacana é que há casos onde o proprietário já pode fazer alterações na planta do seu imóvel enquanto ele está em obras. Tirar ou colocar uma parede, mudar instalações elétricas ou hidráulicas, etc. Essa permissão vai depender da forma de trabalhar de cada construtora, mas, de uma forma geral, é uma prática bem comum.

E quem não tem a Planta do Imóvel, como faz?

Em caso de imóveis mais antigos ou que já tiveram vários donos, é comum não existir uma planta. Há duas formas de conseguir este documento: Via Prefeitura ou Construtora. Ambas têm todos os documentos do imóvel e podem lhe ajudar. Há quem faça reformas e obras no imóvel sem consultar a planta do local, mas, claro, isso é muito arriscado.

Se você está nesta fase de busca pelo imóvel ideal, analise a Planta do Imóvel, entenda melhor como ele foi ou será feito. Esta é também uma forma de se organizar para os possíveis custos pós mudança ou, mesmo para investidores, com gastos extras.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que os nossos corretores de imóveis e especialistas em mercado imobiliário irão te responder.
 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados