A INFLUÊNCIA DO BAIRRO NA PRECIFICAÇÃO DO IMÓVEL

12 Apr 2019 | Guia do comprador
Tempo de leitura: 4 minutos | -

Autor: Endriel Dummer

Muitos são os fatores que influenciam na precificação do imóvel. A tipologia, a área privativa e a presença de infraestrutura completa no condomínio são exemplos de fatores que valorizam ou desvalorizam o imóvel, mas nada influencia tanto quanto a localização. Segundo pesquisa realizada pela BRAIN, em parceria com a Foxter, esse é fator mais determinante na hora de escolher um imóvel.

Sendo assim, é natural que a localização também exerça grande peso na precificação da propriedade. Mas, o que deve ser considerado no bairro para compor o preço dentro da realidade de mercado?

Os principais itens a serem observados para uma correta precificação

Segurança: Considerando a situação atual do país e a crise na segurança pública em quase todos os estados, esse é um dos itens com maior peso na composição do preço. Imóveis em bairros seguros tendem a ser mais valorizados do que os demais. Vale ressaltar que imóveis em condomínios fechados, com portaria 24 e CFTV (Circuito Fechado de TV) também possuem maior segurança que os demais, portanto, possuem maior valorização.

Confira alguns dos melhores bairros para se morar com a família, em Porto Alegre.

Transporte: É importante que o imóvel esteja localizado em um bairro com mais de uma opção de transporte público. Isso facilita a chegada e a saída do imóvel sem a necessidade de transporte individual, por exemplo. Nos bairros de classe mais alta esse item pesa menos na precificação do que em bairros mais populares.

Acessos: Na mesma medida que opções de transporte valorizam o imóvel, opções de acesso também contribuem para a valorização. Opções de acesso são importantes, pois os moradores podem chegar ao imóvel por diversos caminhos com transporte individual, e é importante tanto para bairros menos nobres quanto para os mais valorizados, entretanto, a valorização é maior em bairros de classe mais alta.

Comércio e Serviço: O bairro que possui uma vasta gama de serviços é naturalmente mais valorizado e mais procurado que os demais. A possibilidade de fazer tudo a pé é um dos maiores atrativos que um bairro pode ter. Morar próximo do trabalho, faculdade, escolas, farmácias, lavanderias, mercados, academia e etc, significa comodidade. Portanto, se você busca por um imóvel em um bairro com essa opção de serviços saiba que ele terá precificação mais elevada.

Lazer: Ter um imóvel próximo a parques, praças, teatros e outras opções de lazer também ajuda na valorização. A lógica de é a mesma do item anterior, e também representa comodidade e praticidade.

O valor do IPTU tende a não influenciar na decisão de compra de quem busca um imóvel, mas é importante que o vendedor deixe isso claro para que o comprador tenha em mente quanto vai gastar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que nossos especialistas respondem. Conte com a gente! 

Comentários

Deixe um comentário

Posts Relacionados